sexta-feira, 11 de junho de 2010

0 Introdução à Didáctica da Língua Portuguesa

Para componente de avaliação da disciplina de 3º ano, 2º Semestre do Curso Licenciatura em Educação Básica Introdução à Didáctica da Língua Portuguesa, coloco aqui as actividades que realizei ao longo do semestre.



São elas:

A consciência fonológica é a capacidade de identificar e manipular as unidades do oral (palavras, fonemas...), sendo a capacidade base para o bom desenvolvimento da leitura e da escrita.


"Aprender a ler e a escrever não é umprocesso natural como o de aprender a falar.
Um dos passos cruciais na iniciação à leitura e à escrita consiste na promoção da
reflexão sobre a oralidade e no treino da capacidade de segmentação da cadeia de
fala (segmentar o contínuo sonoro em frases, as frases em palavras, as palavras
em sílabas e estas nos sons que as compõem). Para aprender a ler e a escrever em
função de um código alfabético , é necessário saber que a língua, no seu modo
oral, é formada por unidades linguísticas mínimas – os sons da fala ou os
segmentos – e que os caracteres do alfabeto representam, na escrita, essas
unidades mínimas."
(Brochura: O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica - Maria João Freitas, Dina Alves, Teresa Costa)

Deste modo, apresento as minhas actividades de Aquisição de Consciência Fonológica.

A Unidade A do Programa da Unidade Curricular da UC Introdução à Didáctica do Português consiste no conjunto de diferentes pontos:


  1. Linguagem e aprendizagem: propriedades da linguagem e uso da língua;

  2. Definição e acepções actuais em Didáctica das Línguas ;

2.1
Didáctica do Português: fundamentos e vertentes;

3.
Comunicação linguística e contextos de diversidade linguística e cultural.
3.1.
Competência comunicativa e linguística; sociolinguística; pragmática; plurilingue e pluri ou intercultural.

Por conseguinte, a minha síntese aborda estes temas sinteticamente.

Para a aquisição do sistema oral, proponho algumas actividades práticas para consciência da linguagem oral.


"Entende-se aqui por linguagem a capacidade que qualquer ser humano
possui para adquirir e usar a língua da sua comunidade. A aquisição tem lugar durante o
período da infância e ocorre de forma natural e espontânea, bastando apenas que a criança
esteja exposta e conviva com falantes dessa língua. A língua adquirida pela criança é a sua
língua materna."
(Brochura: Linguagem e Comunicação no Jardim de Infância - Inês Sim-Sim, Ana Cristina Silva, Clarisse Nunes)

A aquisição da escrita dá-se desde a idade pré-escolar, desenvolvendo-se no primeiro ciclo. No entanto, é necessário que a criança tenha contacto com este sistema deste cedo, para a sua tomada de consciência. Deste modo apresento este conjunto de actividades.

  1. Resumo de um texto: A Formação para o Ensino da Leitura - Inês Sim-Sim

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