As palavras que surgem com mais frequência são valorizadas através da diferença de tamanho em relação às outras, sendo que são representadas num tipo de letra maior.
Pode modificar-se o nosso Wordle utilizando diferentes cores, layouts e tipos de letra, para nosso bel-prazer e utilização pessoal.
WORDLE integrado na didáctica da língua
Com esta ferramenta poderemos, enquanto profissionais da educação utiliza-la de diferentes formas, em seguida apresento duas sugestões:
Tendo como ponto de partida uma fábula de La Fountaine, "A Cigarra e a Formiga", podemos propor aos nossos alunos que a partir das palavras apresentadas formem uma história coerente.
Ou então:
Através de uma nuvem de palavras consideradas da mesma família, poderemos pedir aos nossos alunos para jogarem ao "Encontra o Intruso", criando diferentes graus de dificuldade.
A título de curiosidade, pesquisei o discurso do nosso Primeiro-Ministro José Sócrates acerca de algumas medidas para enfrentar a crise financeira que se atravessa em Portugal e o resultado foi este:
Na minha opinião, apesar de ser uma ferramenta atractiva no ponto de vista visual, não passa muito disso mesmo, tornando-se utilizável apenas com uma intenção não muito variável.
Olá Joana,
ResponderEliminargostava de ter acesso à tua reflexão sobre LPTIC, mas não a consigo encontrar. Sei que já lá vai algum tempo, mas gostava de estudar as reflexões dos alunos sobre a UC, ao longo dos anos.
Será que ainda as têm e estão disponíveis para mas enviar?
Obrigada e votos de que tudo corra bem convosco
Rosário